CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA


Semana 8

Vídeo-aula Extra: Convivência Democrática na Escola

Se o professor valoriza as diferenças como riqueza cultural, ele consegue estabelecer um ambiente mais tranquilo, enquanto o respeito tem a oportunidade de se desenvolver, como característica daquele que reconhece o direito do outro, como ser legitimamente humano.




Semana 7

Vídeo-aula 28: Encaminhamentos pedagógicos na escola pública sobre a questão religiosa


Na LDB 9394/96, o ensino religioso é tratado em seu artigo 33, tendo sido alterado em 1977 pela lei 9475.
O ensino religioso nas escolas é tratado no artigo 210, parágrafo 1º, da Constituição de 1988, que diz: O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas do ensino fundamental.
Os diferentes contextos históricos em razão de movimentos religiosos devem ser estudados nas escolas, porém, sempre com o devido respeito pela crença individual de cada um enquanto cidadão.







Semana 7

Vídeo-aula 27: A produção da identidade/diferença - a questão religiosa



O tema do ensino religioso nas escolas públicas na Constituição de 1988 (Art. 210, que determinou a existência dos parâmetros curriculares nacionais).
O Ensino Religioso na Escola Pública difere-se do ensino religioso confessional. LDB, Lei n. 9394/1997, art. 33 (1996).

http://edu-cacao.blogspot.com.br
O lado político da religiosidade está dividido entre a religião e a cidadania. Na verdade, perante o Estado brasileiro, somos todos iguais. É importante lembrar que a escolha religiosa tem a ver com um aspecto íntimo e vai de acordo com a consciência de cada um. Isso não a dá direito de dizer que o que ela acredita é a única verdade. O Estado laico é a separação entre o Estado e as religiões.


Semana 6

Vídeo-aula 24: Gênero e diversidade sexual: desafios para a prática docente



Como as relações de gênero, e a diversidade sexual que delas faz parte, afetam as práticas e interações estabelecidas no espaço escolar? 


  1. A prática docente é preciso pensar na conscientização e na formação docente. 
  2. O incentivo e o apoio às propostas e às atividades já existentes são escassos. 
  3. A análise crítica de livros didáticos e materiais escolares que também veiculam o preconceito de gênero é URGENTE! 



Semana 6

Vídeo-aula 23: Relações sociais de gênero: um direito e uma categoria de análise






Vale à pena assistir"



Semana 5

Vídeo-aula 20Diferentes possibilidades culturais no currículo escolar

"Identidade é um conceito que não comporta uma definição única, sua construção também diz respeito a interpretação da realidade, uma vez que é um processo de representação simbólica, uma tentativa de compreensão de posições no mundo." Denize Carolina Auricchio Alvarenga da Silva (http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/curriculo-identidade-etnia-raca.htm)

http://www.vila.com.br
Observar as formas de aproximação com a cultura dessa comunidade através de projetos diferenciados inseridos no currículo escolar, dentro de uma perspectiva interdisciplinar mais abrangente.
Tomar o cuidado para que as ações não sejam pontuais, isto é, levadas a efeito em datas significativas (dia da mulher, semana da consciência negra, etc).


Semana 5

Vídeo-aula 19Relações etnicorraciais na escola

Fórum de Educação Étnico RacialAs relações etnicorraciais estão presentes no cotidiano escolar e precisam ser trabalhadas dentro das configurações contemporâneas e a configuração do nosso país. 
Embora sejamos um país mestiço, as questões etnicorraciais estão presentes em nosso cotidiano, porque não podemos dizer que as identidades negras são tidas como iguais às identidades negras.
O diálogo pode ser uma ferramenta norteadora para discussões, porém precisa de ações pragmáticas. Dentro do contexto escolar, tais ações exercem o poder formador/transformador.


Semana 4

Vídeo-aula 16Encaminhamentos pedagógicos: blog no ensino de ciências

http://calordomomento.wordpress.com
Nesta aula gostaria de contar uma experiência vivida em minha escola. No ano passado a Professora de Língua Portuguesa trabalhou com um projeto que objetivava a construção de um jornal. Para esse trabalho os alunos pesquisaram muito mais em internet, do que em jornais impressos. Embora tenha saído vários murais no decorrer do ano e, um jornal impresso, a máxima foi que esse jornal se tornou um blog. Nesse ano, o Professor de Ciências com o intuito de fomentar o ensino de livre escolha está trabalhando com uma equipe de 6º ao 9º ano com objetivo de criar um blog para divulgar o trabalho da equipe. O blog ainda está em construção.



Semana 4

Vídeo-aula 15Produção da identidade/diferença: culturas juvenis e tecnocultura


Quando observamos um grupo de jovens, principalmente no ambiente urbano, vê-se claramente que eles têm por cultura o ambiente da tecnocultura, a internet. Nesse ambiente eles vivem como se fizessem parte dele, integrado à ele, vivendo tudo isso com muita rapidez. De certo modo isso os deixa também um pouco inseguros, mas ao mesmo tempo para o jovem os adultos representam uma forma de pensar totalmente diferente, quase de outro planeta, e conviver com essas duas formas tão diferentes de pensar  é o nosso desafio.
Sugestão de Leitura: sinopse
No livro há várias abordagens possíveis sobre a juventude e é necessário dizer que não há apenas uma juventude e uma cultura juvenil, mas várias, que diferem segundo condições sociais e históricas específicas. Nesse contexto, a urbanização fez dos jovens alvo de preocupação do Estado e de vários setores sociais, destacando-se temas como a educação, a delinquência e o trabalho.Igualmente, a juventude adquiriu relevo na esfera do consumo e da indústria cultural, sendo que o avanço técnico e a expansão dos meios de comunicação contribuíram para incorporar os jovens como protagonistas nos mercados da moda, da música e do esporte, entre outros.


Semana 3

Vídeo-aula 12Multiculturalismo: encaminhamentos pedagógicos

O multiculturalismo é uma alternativa para valorização das diversidade cultural.


Características do Currículo Multiculturalmente orientado
  • Reflexão crítica sobre as práticas sociais avaliando de onde vem, como aparece, suas características, comparação, análise das origens e transformações.
  • Entrecruzando as culturas para valorizar diferentes textos, produções, focos, olhares do mesmo assunto.
  • Resistência à reprodução da ideologia dominante
  • Questionamento das relações de poder, procurando identificar quais são as relações de poder e, porque será que determinados elementos tem certas características ou não.
  • Está preocupado em enfatizar as diferenças, evitando a homogenização por meio do estudo das diferenças.



Semana 3

Vídeo-aula 11Políticas culturais, multiculturalismo e currículo

Há diversos enfoques do multiculturalismo, bem como as políticas culturais que os sustentam.

Políticas culturais segundo PEREIRA:

1. Segregacionistas: quando entram em ação posicional as pessoas em determinados lugares.
Exemplo: reserva de vaga para o diretor dentro da escola; circulação somente dos moradores dentro do condomínio.
2.  Assimilacionistas: a forma de ser, pensar e agir são a identidade de determinado grupo, enquanto de outro grupo são incorretos.
3. Integracionistas: procuram trazer as diferenças para o convívio com os demais.
 Multiculturalismo segundo Peter Mclaren:
1. Liberal: há várias culturas e sobreviverão aquelas que têm mais condições.
2. Pluralista: Identifica as diferenças de identidades e defende a criação de espaços nos quais todos devem ter a oportunidade de se expressarem.
3. Essencialista de esquerda: Ninguém é o tempo todo oprimido ou opressor.
4. Critico: Valoriza as diferenças e reconhece que os grupos atribuem significados diferentes às coisas. O importante é a promoção de experiências, buscando a compreensão do outro.

Currículo
A Figura foi retirada do livro Cuidado, Escola!

O currículo precisa reconhecer e valorizar a diversidade, bem como os conhecimentos culturais que dentro do cotidiano escolar legitimando-os.

Que escola estamos a construir?










Semana 2

Vídeo-aula 8A característica multicultural da sociedade contemporânea e suas consequências para a convivência democrática

A sociedade se reorganiza de modo dinâmico, e as características de cada um influencia a outros, bem como os textos que veiculam nos meios de comunicação vão nos modificando "interferindo sobre nós".
O terceiro milênio é marcado por um crescimento do multiculturalismo, onde as culturas são difundidas e tem se misturado num mesmo ambiente.


http://trrevc.blogspot.com.br
É preciso chamar atenção para as nossas diferenças. A igualdade deve estar nos direitos de ser, de ir e vir apesar das diferenças. Assim, teremos a equidade, onde é justo que todos tenham por exemplo, o direito de frequentar a escola. 
Reivindicar o direito à diversidade deve ser uma bandeira pela qual, valha à pena lutar.



Semana 2

Vídeo-aula 7: Identidade e diferença na perspectiva dos Estudos Culturais

http://professoralejandro-estudandoartes.blogspot.com.br
Afirmar a identidade e marcar a diferença, tem a ver com questões de poder. (Prof. Mario Nunes)


Semana 1

Vídeo-aula 4: Os estudos culturais e a convivência democrática


crv.educacao.mg.gov.b
A classe popular não é uma esponja que absorve tudo o que lhe é imposto. Ela resiste e, é altamente produtiva. Mesmo diante da comunicação de massa que procura entreter a sociedade virando-lhe as vistas dos fatos realmente importantes para a sociedade, para eventos grandiosos, mas, que não carregam significância para a sociedade. 




A educação popular precisa descompartimentalizar as formas de conhecimento, considerando que uma única disciplina não pode explicar a complexidade das relações sociais e da realidade.










Semana 1

Vídeo-aula 3: A globalização e o impacto sobre as culturas



O mundo globalizado

Aproximação das pessoas e povos através da tecnologia, das redes sociais, compras internacionais e, absorção da cultura de outros países pela mídia e, o conhecimento das ocorrências políticas em todos os cantos do globo.

O que é globalização?

Impacto sobre os processos econômicos globais; Surgimento de instituições supranacionais, cujas decisões moldam e limitam as opções políticas dos Estados-Nações; Ascensão do neoliberalismo como discurso político dominante; Surgimento de novas formas culturais, de meios e tecnologias de comunicação globais que moldam as relações de afiliação, identidade e relação entre as pessoas.


Efeitos econômicos, políticos e culturais da relação global x local
http://democraciapolitica.blogspot.com.br


  • Enfraquecimento do Estado/Nação;
  • Controle da economia mundial por poucas empresas;
  • Renda ´concentralizada em um número cada vez menor de pessoas;
  • É preciso novas formas de compreender o ser humano. A escola precisa de uma nova formação de sujeitos. 







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