Semana 7
Vídeo-aula 27: Depressão na infância e adolescência
A depressão é uma doença "do corpo como um todo", que compromete não apenas o corpo físico, mas o humor e pensamento. Ela afeta a forma como você se alimenta e dorme, como se sente em relação a si próprio e como pensa sobre as coisas.
aprenderpraensinar.wordpress.com |
Existe uma tendência natural em se pensar na infância como um período feliz, livre de preocupações ou responsabilidades. Apesar disso, as pesquisas mostram que as crianças também sofrem de depressão. Até o momento é consenso geral entre pesquisadores e clíncos que crianas e adolescentes podem se deprimir. (F I. Lee, 2008). Leia mais em: http://www.minhavida.com.br/bem-estar/materias/4326-criancas-e-adolescentes-sofrem-com-a-depressao
Vídeo-aula 27: Stress e ansiedade na infância e na adolescência
A palavra stress ou estresse significa aperto ou opressão.
As crianças e os adolescentes são bombardeados diariamente com informações. Nossa sociedade está poluída visual e auditivamente.
A escola tem condições de detectar o stress em seus alunos e orientar as famílias, mas para tanto é preciso considerar a importância de sua atuação junto às famílias de seus alunos. Ela precisa considerar a importância de sua atuação junto às famílias de seus alunos.
É muito importante salientar que a escola precisa conhecer os alunos e aprender a ouvi-los.
Se vivemos em uma sociedade agitada, proponha a si mesmo tirar um de sua aula para relaxar com seus alunos, ouvindo uma música tranquila, alongando, fazendo uma leitura ociosa. Acredite eles estarão formando um novo hábito que levarão para toda a sua vida.
Aqui vai a sugestão de uma música para relaxamento.
Permita aos alunos nove minutos de serenidade e curta esse momento com eles. Desligue-se!
Vídeo-aula 24: Mídia e comportamento
A mídia influencia a todos, mas a vulnerabilidade da criança e do adolescente a deixa mais exposta.
Temos as formas tradicionais de mídias como televisão, cinema, música, revistas, e formas mais complexas de mídias como a internet e celulares que te dão acesso a chats.
Essas são as mídias mais interativas e, é exatamente a elas é que, crianças e adolescentes são expostas todos os dias.
Eles acreditam que não são influenciados e, isto as deixam ainda mais vulneráveis.
O acesso fácil e ilimitado a pornografias na internet e até mesmo à possibilidade vasta de prática de bulliyng.
Um recurso para controle do seu uso, é não deixar o computador no quarto e monitorar o uso da mesma. Ainda, contamos com o isolamento da criança e do adolescente, e isto compromete o seu desenvolvimento social.
Temos as formas tradicionais de mídias como televisão, cinema, música, revistas, e formas mais complexas de mídias como a internet e celulares que te dão acesso a chats.
Essas são as mídias mais interativas e, é exatamente a elas é que, crianças e adolescentes são expostas todos os dias.
Eles acreditam que não são influenciados e, isto as deixam ainda mais vulneráveis.
O acesso fácil e ilimitado a pornografias na internet e até mesmo à possibilidade vasta de prática de bulliyng.
Um recurso para controle do seu uso, é não deixar o computador no quarto e monitorar o uso da mesma. Ainda, contamos com o isolamento da criança e do adolescente, e isto compromete o seu desenvolvimento social.
Essas são as mídias mais interativas e, é exatamente à elas que, crianças e adolescentes estão expostos
Semana 6
Vídeo-aula 23: Uso de substâncias psicoativas
“Drogas psicoativas são substâncias que agem no sistema nervoso central e causam modificações nas emoções, humor, pensamentos e comportamento.” (OMS, 1995)
![]() |
jianeevs.blogspot.com |
Essas substâncias nas mãos de adolescentes são usadas com descaso, de modo anárquico, como nos fala a professora Renata Azevedo da Unicamp.
Lícitas ou ilícitas, o fato é que as substâncias psicoativas causam dependência e nos tiram o nosso grande diferencial no Reino Animal - A Razão.
E ainda há escolas que querem vender bebidas alcoólicas em suas festas. Não podemos nos esquecer que a idade da experimentação de tais substâncias se dá na maioria das vezes na adolescência, por isso, não podemos nos calar enquanto escola, precisamos levar-lhes um conhecimento seguro de suas consequências.
Conhecer, refletir e se posicionar.
Vídeo-aula 20: Bullying
![]() |
pedagogiaaopedaletra.com.br |
1. O que é bullying?
Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.
Discussões ou brigas pontuais não são bullying. Conflitos entre professor e aluno ou aluno e gestor também não são considerados bullying. Para que seja bullying, é necessário que a agressão ocorra entre pares (colegas de classe ou de trabalho, por exemplo). Todo bullying é uma agressão, mas nem toda a agressão é classificada como bullying.
3. O que fazer?
Encaminhar tanto a vítima, quanto o agressor ao acompanhamento médico. Orientar os pais, aos alunos, ensinar estratégias para lidar com o problema, proporcionar um ambiente agradável, seguro e acolhedor.Estimule o conhecimento com palestras, debates e campanhas.
Semana 5
Vídeo-aula 19: Violência nas escolas
Entender os fatores que levam à violência nas escolas é nos permite identificar as situações de risco, os alunos que precisam ser alcançados
Não basta, mas ajuda:
É mais fácil refletir sobre o ciclo da água...
A solução está em cada um de nós. A escola não é o prédio, ela é constituída por pessoas, como nós.
Semana 4
Vídeo-aula 16: Sexualidade e prevenção de risco
portaldomaria.com |
A professora de Educação Física da minha escola aceitou o desafiou e levou esse assunto às meninas e, depois aos meninos. Colocou o assunto sobre a mesa, camisinhas e até absorventes. O resultado foi uma grande abertura com a galera de 5ª a 8ª série, o que levou a descobrir que eles sabiam muito pouco.
A escola precisa ter coragem para levantar essa bandeira se quer uma formação integral.
Semana 4
Vídeo-aula 15: Sexualidade na escola
A sexualidade existe desde o nascimento e passa por etapas.Na adolescência, as mudanças corporais levam a mudanças psicológicas, visando a busca de uma nova identidade para o corpo em transformação.
![]() |
http://www.ced.ufsc.br/~zeroseis/cotidian4.html |
arianaeducacaooambiental.blogspot.com |
Semana 3
Vídeo-aula 12: Retardo mental e autismo
Eles estão entre nós, eles são um de nós. E agora? O que fazer? Saiba que eles podem ter uma vida muito normal. Mas o que é mesmo uma vida normal?

Dica de Filme: Assista e apaixone-se!

Semana 3
Vídeo-aula 11: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
O professor não precisa fazer o diagnóstico do TDAH, mas conhecer para identificar. Mas, o que é o TDAH?
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.
Identificar, encaminhar, cuidados que não te custam nada.
Semana 2
Vídeo-aula 8: Distúrbios alimentares (anorexia e bulimia, obesidade)
Falar de saúde na escola, é falar dos distúrbios alimentares como anorexia e bulimia. Vivemos em uma sociedade que cultua o corpo e a beleza.
O que a escola tem com isso? A escola é um grande trunfo no cuidado da saúde em nossa sociedade. Na escola é possível observador com bastante clareza os hábitos alimentares dos alunos. Porém, se faz necessário compreender melhor essas doenças.
O que é Anorexia?
Sinônimo: Anorexia nervosa
A anorexia nervosa é um distúrbio alimentar que provoca mais perda de peso nas pessoas do que é considerado saudável para a idade e altura.
O que é Bulimia?
e-gpon.blogspot.com |
Na bulimia, a compulsão por ingerir grande quantidade de alimentos ricos em calorias é frequente, sendo seguida por vômitos induzidos.
O que é obesidade?
![]() |
metropolionline.com.br
|
Dê a seu aluno o suporte que ele precisa.
Semana 2
Vídeo-aula 7: Crescimento e desenvolvimento ponderal e hábitos alimentares
esterfranco.blogspot.com |
Crescimento e Desenvolvimento Ponderal:
3 períodos de desenvolvimento
1ª infância - é maior crescimento, e o fator mais importante é a nutrição

2ª infância - os fatores mais importante hormonais
Puberdade - grandes mudanças sociais, individuais e uma aceleração no crescimento
É preciso estar atento ao crescimento, observando os hábitos alimentares, a saúde e até mesmo o sono.
Semana 1
Vídeo-aula 4: Saúde do professor
Falar da saúde do professor é muito pessoal mesmo! Como minimizar os problemas de saúde que mais afetam o professor: stress, vocal, postura.
Os cuidados com esse meio de expressão é essencial. "Cuidar da voz é uma questão de condicionamento físico. Ela precisa estar forte para aguentar as variações do dia a dia", aconselha a fonoaudióloga Thays Vaiano.
Outro problema que precisa ser combatido é quanto a postura e para evitar ou minimizar esse mal, alongue-se:
O stress, sempre esteve presente no cotidiano do professor, mas hoje ele está muito acentuado e tem seu ápice na Síndrome de Burnout, que é uma profunda exaustão profissional.
Cada ser humano lida de uma maneira sob um estímulo estressantes. É preciso prevenir esse stress, melhorando sua qualidade de trabalho, conversando com seus colegas de trabalho, focalizar no que pode ser feito e não nas limitações do trabalho, não se torne dependente, aceite as mudanças, exercícios físicos, lazer, momentos do dia focados em você... e não desanime nunca.
Semana 1
Vídeo-aula 3: Introdução: saúde na escola
saude.al.gov.br |
Procurando promover uma formação holística, a escola tem a possibilidade de identificar doenças, que por muitas vezes, passam despercebidas pela família. É o caso do TDAH, depressão, anorexia, sexualidade e temos a grande coqueluche do momento... BULLYING
Nenhum comentário:
Postar um comentário