EDUCAÇÃO ESPECIAL

Semana 7

Vídeo-aula 28 O professor não pode estar só. O espaço interdisciplinar e com a comunidade.


A escola precisa estar atento ao desenvolvimento do aluno e, à prática do professor, proporcionando o atendimento interdisciplinar, com apoio de especialista da saude e promovendo o compartilhamento dos saberes, bem como o envolvimento da família

http://cardapiopedagogico.blogspot.com.br/2012/08/htpc-inteligencias-multiplas.html

Semana 7

Vídeo-aula 27 O professor não pode estar só: parcerias dentro da escola

O professor encontra na família, nos especialistas de saúde e em muitos outros, parceiros que irão somar no processo de ensino-aprendizagem.
O isolamento do professor gera insegurança por parte da família e desmotiva o seu próprio trabalho. A socialização não é a única expectativa da família e da sociedade, mas há uma expectativa sobre a aprendizagem da criança, para que esse se torne um cidadão produtivo
uspthalitaokura.blogspot.com 
Semana 6

Vídeo-aula 24  Modelos de ensino: das concepções docentes às práticas pedagógicas


Modinha pra Gabriela
Dorival Caymmi

Quando eu vim pra esse mundo
Eu não atinava em nada
Hoje eu sou Gabriela
Gabriela he! meus camaradas
Eu nasci assim, eu cresci assim
Eu sou mesmo assim
Vou ser sempre assim
Gabriela, sempre Gabriela



Fala-se muito sobre a prática transformadora, porém, muitos esquecem de transformar a prática. Acabam caindo na mesmice. Na Bíblia tem um texto que diz: "errais, por não conhecer as escrituras..." Mt. 22:29. Assim, fazem muitos de nós professores. Deixam de ler, de buscar concepções de ensino que possam fundamentar uma prática docente renovada. Deixam de experimentar práticas, porque não querem sair da zona de conforto. E se não bastasse, perdem sua essência política-pedagógica. Inovar, nem sempre é fazer algo diferente, mas é fazer diferente do que já faz.
Ninguém precisa morrer como nasceu, pois todos os dias somos transformados.

A música é linda! Eu particularmente gosto muito dela. Mas para uma prática transformadora, preciso me permitir ser transformada por e com meus alunos, colegas, família, estudiosos.
Aqui vai uma canja com Gal...


                        


Semana 6

Vídeo-aula 23  A educação de pessoas com necessidades especiais é de fato ineficaz?

Nossas escolas precisam de recursos materiais e informações acerca das necessidades especiais dos alunos. É ainda necessário discutir formas de estimular tais crianças e não simplesmente abandoná-las.
Embora se espera uma linearidade entre as crianças, como se todos aprendessem do mesmo modo e no mesmo tempo.
http://diariodeumadiretora.blogspot.com.br/2012/02/onde-encontrar-legislacao-sobre.html



Semana 5

Vídeo-aula 20  A complexidade no estudo dos processos desenvolvimentais humanos

O processo de análise do desenvolvimento infantil é complexo, é preciso entender a criança dentro de um conjunto amplo e passar a compreendê-la por meio de processos biológicos, psicológicos e sociais. Assim, é preciso...


evc - usp

Pois o desenvolvimento de  uma criança envolve muitos fatores, não apenas biológicos, mas sociais, familiares, entre outros. Mais uma vez, conhecer é o melhor caminho para focar em possibilidades para promover a aprendizagem.


Semana 5

Vídeo-aula 19 O todo pela parte

O que realmente é necessário?


                       

Abandonar o hábito hostil de rotular e permitir-se conhecer antes estigmatizar as pessoas, amar para aceitar a diferença.

Dica de Leitura: 
Semana 4

Vídeo-aula 16 Trajetórias escolares de deficientes e a EJA: a questão do fracasso escolar

Em linhas gerais a pessoa que precisa do EJA, vem das camadas sociais mais pobres e marginalizada. Poucos são os alunos com alguma deficiência que conseguem alcançar a certificação.
http://nathiexplorandovalores.blogspot.com.br
Semana 4

Vídeo-aula 15:  Como anda a educação especial no país?

http://www.cursosavante.com.br


Embora o número de matrículas na educação inclusiva, venha crescendo no país. Ainda há muito o que se fazer, para que a inclusão seja uma realidade em nosso país.
Apesar do diagnóstico positivo do MEC, ainda há barreiras que dificultam o acesso às informações sobre quem está fora da escola, ou ainda, quais as necessidades das crianças que estão na escola, ou que apoio os profissionais da educação estão recebendo para atender tais crianças.



Semana 3

Vídeo-aula 12: Como vem sendo organizada a educação especial no país?

Um novo resgate da educação especial no país, a partir do olhar da saúde, para uma organização educacional centrada no indivíduo e não em conteúdos
http://meilycass.files.wordpress.com
           

Semana 3

Vídeo-aula 11 Legislações, declarações e diretrizes.

É tempo da  inclusão no nosso país sair do papel. As questões mal resolvidas da educação brasileira também interferem na educação inclusiva: 

  • Professores mal remunerados
  • Professores mal preparados para o exercício de suas obrigações
  • Ausência de trabalho interdisciplinar com profissionais da saúde  
Os professores precisam conhecer a legislação, para buscar subsídio no trabalho com a inclusão.


                         


Semana 2

Vídeo-aula 8: Contradições de valores na escola: entrelaçados da história com a história da educação e da educação especial.


O Mundo está mudando...


evc - usp


O Brasil está mudando!
http://aulasdeportuguesdobrasil.blogspot.com.br
                                              E você?


Semana 2

Vídeo-aula 7: Crianças e jovens com necessidades especiais na escola – dialética da inclusão / exclusão.

http://psicoterapiamarinaalmeida.blogspot.com.br
Após 16 anos de LDB, algumas escolas ainda alegam não estarem preparadas. Ainda observamos que em outras escolas, as crianças com necessidades especiais são recebidas mas, ficam sem suporte dos professores. Muitas dessas crianças acabam desistindo de estudar, outras ficam na escola e saem sem estar alfabetizadas.
Existe uma naturalização da deficiência, mas não há uma busca efetiva para que essas crianças avancem.


A falta da dialética entre especialistas, escola e família precisa acabar. Não existe uma sala homogênea, cada uma tem sua especificidade. No entanto é preciso considerar a complexidade e mudar o foco da aprendizagem. O foco é na relação professor-aluno, evitando a repulsão ou o descrédito.

Semana 1

Vídeo-aula 4: Ética e Saúde a escola


http://meilycass.files.wordpress.com
Quando Salamanca define os alunos que teriam necessidades especiais, não pensa apenas na questão física ou cognitiva, mas abrange também as questões raciais, sociais, crianças de rua entre outros, parece não fazer diferença entre necessidades especiais e diversidades?
Conhecer para incluir e tomar cuidado com os modismos. Na nossa legislação, após Salamanca, temos a Deficiência Física, Auditiva, Visual, Mental e Múltipla.
Ainda hoje, os professores se assustam ante a perspectiva de receber um aluno com necessidades especiais.  O melhor caminho é investigar a particularidade do aluno, para promover a recepção e o estímulo necessário a este.

Semana 1

Vídeo-aula 3: Ética e valores na ação educativa

Na história da educação, a escola teve um público em cada fase. Hoje a escola se propõe irrestrita, acessível a todos e, justamente por esta razão é preciso retomar pontos sobre ética e valores.
Não é possível pensar uma ação inclusiva sem trabalhar as relações interpessoais, desenvolvendo a empatia ao outro e o respeito mútuo.
  
http://www.vercompalavras.com.br


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