![]() |
http://4.bp.blogspot.com/escola+de+hoje.jpg |
Semana 7
Vídeo-aula 26: O professor autor
O professor deve exercer seu papel de liderança na sociedade através da leitura, da reflexão e da criatividade. Longe de se tornar propenso a ser um copista, o professor leitor, torna-se naturalmente reflexivo. Refletindo sobre o seu próprio conhecimento e sobre conhecimento de outros, constrói novos saberes, deixa marcas.
http://rosemariedubinskas.wordpress.com |
Semana 7
Vídeo-aula 25: O professor pensador
http://www.inovadoresespm.com.br |
O professor é ampliado pela leitura que o torna reflexivo. A reflexão por sua vez leva à inquietude da busca de novos caminhos.
Semana 6
Vídeo-aula 22: O professor leitor
A leitura é um aprendizado à distância que aproxima realidades, nos permitindo ler o mundo. Nos inteiramos do outro e nos apropriamos dele.
A leitura permite a criação de conceitos e a libertação de preconceitos.
![]() |
fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/ |
Vídeo-aula 21: A complexidade da constituição docente
É preciso ter clareza da função social da profissão, para construir o equilíbrio entre o ensino e a educação, permitindo-se ser mediador e não detentor do conhecimento.
![]() |
http://rosemariedubinskas.files.wordpress.com |
Os caminhos trilhados à docência são muitos, mas é preciso vislumbrar "os limites e as possibilidades", para se colocar em pé, rumo à profissionalização do profissional.
A prática pedagógica precisa ser alvo de reflexões, sempre aberto a mudanças e transformações pessoais, sempre dentro de uma perspectiva coletiva.
Semana 5
Vídeo-aula 18: A escola e as instituições culturais
![]() |
http://artecidadania.files.wordpress.com |
A visita a instituições culturais, ainda que virtuais deve ser planejada para ir além do passeio em si mesmo, ou do uso da internet em sala de aula.
Elas proporcionam reflexões que levam à compreensão da vida cotidiana e do fazer cultural de cada povo. Tal prática pode ir da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre fazendo uso de uma linguagem e atividades apropriadas à cada grupo.
Vídeo-aula 17: O professor e a cidade educadora
Tornando a cidade fonte de conteúdos para o espaço escolar, garantimos a aproximação entre a cidade e os alunos.
Semana 4
Vídeo-aula 14: Processos de aprendizagem e implicações para a prática docente
MITOS SOBRE A APRENDIZAGEM:
- A aprendizagem é consequência do ensino
- A aprendizagem se faz em etapas que podem ser controladas pelo ensino linear, cumulativo, fragmentado e inflexível
- Aprender é diferente de usar o conhecer
Os processos cognitivos são dinâmicos. O mesmo sujeito aprende e ensina. O professor desestabiliza as hipóteses do aluno para que o mesmo ao tentar resolver o problema, procure por outras ideias, agora baseadas em novo conhecimento acrescido
ao conhecimento prévio ou construído a partir de novas informações através da interação com os pares.
![]() |
http://calordomomento.files.wordpress.com |
Semana 4
Vídeo-aula 13: A construção do fracasso escolar: os mecanismos do não aprender e os desafios do professor
![]() |
https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net |
Semana 3
Vídeo-aula 10: A relação entre professor e aluno
http://psicologiadospsicologos.blogspot.com.br Aluno e professor são seres humanos e as experiências devem ser bidirecionais. |
Vídeo-aula 9: Modelos de ensino: das concepções docentes às práticas pedagógicas
Ou chegaremos a extremos...
Semana 2
Vídeo-aula 6: O professor e a diversidade cultural na sala de aula
![]() |
www.sempretops.com |
A diversidade cultural é preciso ser compreendida como algo dinâmico, assim como a história de cada povo está em constante transformação.
Os objetos produzidos e as expressões artísticas, quer sejam dança, pintura, rituais..., refletem a cultura dos povos."Assim, ensinar sobre a diversidade das culturas promove a construção da identidade artística e estética dos estudantes."
Semana 2
Vídeo-aula 5: O papel do professor na mediação cultural
A mediação do professor na área cultural deve considerar a desconstrução da arte como um conhecimento distante do cotidiano, enquanto promove a a consciência sobre o valor da arte na sociedade e na vida de cada pessoa.
Semana 1
Vídeo-aula 2: A ação educativa ao longo da trajetória escolar
www.vilavelha.es.gov.br |
Educação Infantil - Ampliação das referências, linguagens e relações - O professor preciso investir no afetivo com as crianças, como também congnita e linguística
![]() |
contaumahistoria.com.br |
Ensino Fundamental, nas séries iniciais - Motivação para aprender, adaptação ao ritimo da escola - O professor precisa fortalecer ainda mais o vínculo com o saber e a motivação para aprender, sem esquecer que agora o brincar fica em segundo plano, portanto há novas regras de convivência.
Ensino Fundamental, no 3º e 4º - "A escola passa a ser complexa para a criança. Está em jogo o auto conceito acadêmico - "Eu sou bom nisso, em não sou bom naquilo." O professor precisa investir na relação do aluno-escola. |
http://2.bp.blogspot.com/-
Ensino Fundamental - do 5º ao 9º ano - A escola se torna um fardo para o aluno, que nesse momento está dividido entre seus compromissos sociais e a escola e isto se estende para o Ensino Médio. Embora No E.M. o adolescente reconheça que a escola é importante para preparar para o vestibular.
![]() |
Vídeo-aula 1: Papel do professor: instruir ou educar?
É preciso desfazer a dicotômica de educar e instruir. Tanto o projeto educativo quanto os saberes são importantes na formação do aluno, garantindo o desenvolvimento, a aprendizagem, a identidade, ou seja a construção do sujeito como indivíduo. a socialização que permite ao indivíduo não ser individualista e sim, um cidadão comprometido com a sociedade na qual está inserido. Por fim, a humanização, o que permite ao aluno se perceber herdeiro de toda a construção cultural humana, e que esta não é direito de alguns apenas.
O projeto educacional pedagógico também precisa contemplar a apropriação da liberdade para enfrentar criativamente cada situação em busca de novas alternativas.
Olá querida Dinha :) Ficou muito legal! Parabéns pelas novas 'aventuras no Caminho' da Gestão Escolar! Você pode muito mais, não deixe de Sonhar!
ResponderExcluir'Morri de dar risada' com a postagem da Semana 3_Vídeo-aula 10: A relação entre professor e aluno Dentro da sala de aula a relação humana pode ser construtiva de destrutiva.Disponível em: Acesso em 08 de Julho de 2013.