PROFISSÃO DOCENTE

http://4.bp.blogspot.com/escola+de+hoje.jpg


Semana 7

Vídeo-aula 26: O professor autor


O professor deve exercer seu papel de liderança na sociedade através da leitura, da reflexão e da criatividade. Longe de se tornar propenso a ser um copista, o professor leitor, torna-se naturalmente reflexivo. Refletindo sobre o seu próprio conhecimento e sobre conhecimento de outros, constrói novos saberes, deixa marcas.

http://rosemariedubinskas.wordpress.com
                           
Semana 7

Vídeo-aula 25: O professor pensador

http://www.inovadoresespm.com.br





A leitura desperta o pensamento e nos constitui autor de novos comportamentos e saberes. 
O professor é ampliado pela leitura que o torna reflexivo. A reflexão por sua vez leva à inquietude da busca de novos caminhos.

       


Semana 6

Vídeo-aula 22: O professor leitor

A leitura é um aprendizado à distância que aproxima realidades, nos permitindo ler o mundo. Nos inteiramos do outro e nos apropriamos dele.
A leitura permite a criação de conceitos e a libertação de preconceitos.


fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/



Semana 6


Vídeo-aula 21: A complexidade da constituição docente

É preciso ter clareza da função social da profissão, para construir o equilíbrio entre o ensino e a educação, permitindo-se ser mediador e não detentor do conhecimento. 

http://rosemariedubinskas.files.wordpress.com
Os caminhos trilhados à docência são muitos, mas é preciso vislumbrar "os limites e as possibilidades", para se colocar em pé, rumo à profissionalização do profissional.

                       

A prática pedagógica precisa ser alvo de reflexões, sempre aberto a mudanças e transformações pessoais, sempre dentro de uma perspectiva coletiva.

Semana 5


Vídeo-aula 18: A escola e as instituições culturais

http://artecidadania.files.wordpress.com


A visita a instituições culturais, ainda que virtuais deve ser planejada para ir além do passeio em si mesmo, ou do uso da internet em sala de aula. 

Elas proporcionam reflexões que levam à compreensão da vida cotidiana e do fazer cultural de cada povo. Tal prática pode ir da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre fazendo uso de uma linguagem e atividades apropriadas à cada grupo.








Semana 5


Vídeo-aula 17: O professor e a cidade educadora

Tornando a cidade fonte de conteúdos para o espaço escolar, garantimos a aproximação entre a cidade e os alunos.

O estudo de obras de arte, monumentos, prédios permite um olhar que leva à compreensão da cidade  como parte de sua própria história e da história coletiva.

Semana 4


Vídeo-aula 14: Processos de aprendizagem e implicações para a prática docente

MITOS SOBRE A APRENDIZAGEM:
  • A aprendizagem é consequência do ensino
  • A aprendizagem se faz em etapas que podem ser controladas pelo ensino linear, cumulativo, fragmentado e inflexível
  • Aprender é diferente de usar o conhecer

                           

Os processos cognitivos são dinâmicos. O mesmo sujeito aprende e ensina.  O professor desestabiliza as hipóteses do aluno para que o mesmo ao  tentar resolver o problema, procure por outras ideias, agora baseadas em novo conhecimento acrescido 
ao conhecimento prévio ou construído a partir de novas informações através da interação com os pares.
http://calordomomento.files.wordpress.com
“Felizmente as crianças de todas as épocas e de todos os países nunca esperam completar seis anos e ter uma professora à sua frente para começarem a aprender.”  Emília Ferreiro

Semana 4


Vídeo-aula 13: A construção do fracasso escolar: os mecanismos do não aprender e os desafios do professor

A prática pedagógica dissociada do mundo real distancia o aluno do conhecimento, que para ele não é significativo. Tal prática ainda produz frustração no professor.
https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net

Semana 3


Vídeo-aula 10: A relação entre professor e aluno

Dentro da sala de aula a relação humana pode ser construtiva ou destrutiva.

http://psicologiadospsicologos.blogspot.com.br

Aluno e professor são seres humanos e as experiências devem ser bidirecionais.
Semana 3


Vídeo-aula 9: Modelos de ensino: das concepções docentes às práticas pedagógicas

É preciso ter critérios para tomar decisões diante da preocupação com a prática pedagógica que se esgota em si mesma. É a ideia de que os fins justificam os meios. 
                                                        
                                Ou chegaremos a extremos...

                        

Só pra descontrair!

Semana 2


Vídeo-aula 6: O professor e a diversidade cultural na sala de aula

www.sempretops.com


A diversidade cultural é preciso ser compreendida como algo dinâmico, assim como a história de cada povo está em constante transformação.
Os objetos produzidos e as expressões artísticas, quer sejam dança, pintura, rituais..., refletem a cultura dos povos.
"Assim, ensinar sobre a diversidade das culturas promove a construção da identidade artística e estética dos estudantes."



Semana 2


Vídeo-aula 5: O papel do professor na mediação cultural

A mediação do professor na área cultural deve considerar a desconstrução da arte como um conhecimento distante do cotidiano, enquanto promove a a consciência sobre o valor da arte na sociedade e na vida de cada pessoa.




Semana 1


Vídeo-aula 2: A ação educativa ao longo da trajetória escolar
www.vilavelha.es.gov.br
Educação Infantil - Ampliação das referências, linguagens e relações - O professor preciso investir no afetivo com as crianças, como também congnita e linguística




contaumahistoria.com.br 
Ensino Fundamental, nas séries iniciais - Motivação para aprender, adaptação ao ritimo da escola - O professor precisa fortalecer ainda mais o vínculo com o saber e a motivação para aprender, sem esquecer que agora o brincar fica em segundo plano, portanto há novas regras de convivência.






Ensino Fundamental, no 3º e 4º - "A escola passa a ser complexa para a criança. Está em jogo o auto conceito acadêmico - "Eu sou bom nisso, em não sou bom naquilo." O professor precisa investir na relação do aluno-escola.
http://2.bp.blogspot.com/-


Ensino Fundamental - do 5º ao 9º ano - A escola se torna um fardo para o aluno, que nesse momento está dividido entre seus compromissos sociais e a escola e isto se estende para o Ensino Médio. Embora No E.M. o adolescente reconheça que a escola é importante para preparar para o vestibular. 


Semana 1

Vídeo-aula 1: Papel do professor: instruir ou educar?

É preciso desfazer a dicotômica de educar e instruir. Tanto o projeto educativo quanto os saberes são importantes na formação do aluno, garantindo o desenvolvimento, a aprendizagem,  a identidade, ou seja a construção do sujeito como indivíduo. a socialização que permite ao indivíduo não ser individualista e sim, um cidadão comprometido com a sociedade na qual está inserido. Por fim, a  humanização, o que permite ao aluno se perceber herdeiro de toda a construção cultural humana, e que esta não é direito de alguns apenas. 


O projeto educacional pedagógico também precisa contemplar a apropriação da liberdade para enfrentar criativamente cada situação em busca de novas alternativas.

Um comentário:

  1. Olá querida Dinha :) Ficou muito legal! Parabéns pelas novas 'aventuras no Caminho' da Gestão Escolar! Você pode muito mais, não deixe de Sonhar!
    'Morri de dar risada' com a postagem da Semana 3_Vídeo-aula 10: A relação entre professor e aluno Dentro da sala de aula a relação humana pode ser construtiva de destrutiva.Disponível em: Acesso em 08 de Julho de 2013.

    ResponderExcluir