Semana 7
Vídeo-aula 26 - ESTRATÉGIA DE PROJETOS E EDUCAÇÃO EM VALORES
O trabalho com temas transversais, desenvolvidos a partir de
estratégias de projetos é possível gerar discussões sobre educação e valores na
sociedade. As pesquisas ampliam a visão de mundo dos alunos e propicia a
relação destas com a sociedade na qual estão inseridas. Não obstante, os
conteúdos, usados para responder as dúvidas das crianças, ganham um significado
maior na realidade dos alunos. Os temas transversais têm impacto sobre a
sociedade diretamente, eles abrangem a humanidade como um todo. Quando
estudados sob a ótica dos interesses de conhecimento, ou ainda de curiosidade
de um grupo, eles permitem o estudo a partir da complexidade até chegar ao
alcance individual. Permitem envolvimento, posicionamento e busca de soluções a
partir de si mesmo e ou do seu grupo. Todo o trabalho faz uso dos conteúdos
específicos das disciplinas para explorar a temática, ou ainda reelaborar o
caminho a ser percorrido durante do projeto.
Desistir nunca, render-se jamais!
Semana 7
Vídeo-aula 25 - ESTRATÉGIA DE PROJETOS E A CONSTRUÇÃO DA REDE
Primeira etapa - Escolha do grande tema transversal - A
escolha é feita pela escola ou pelo corpo docente Segunda etapa - Apresentação
do tema aos alunos, ou seja aproximação do grande tema com informações e
imagens.
Terceira etapa - Escolha de uma temática mais específica - Temas
sugeridos pelas crianças
Quarta etapa - Elaboração de perguntas - O que as
crianças querem saber sobre o projeto > elaboração individual de perguntas
> discussão em pequenos grupos e reelaboração das perguntas >
apresentação das perguntas do pequeno grupo ao grupo classe > definição das
perguntas que comporão a rede do projeto Quinta etapa - Planejamento docente -
a rede é preenchida com os conteúdo que o professor escolheu para trabalhar a
temática junto com as crianças em cada disciplina.
deniagomes.blogspot.com |
Sexta etapa - Busca coletiva
de respostas às perguntas das crianças com auxílio dos conteúdos selecionados
pelo professor para trabalhar o projeto.
A REDE auxilia no registro das relações
que vão se estabelecendo entre os conteúdos e o tema do projeto. As atividades
são previstas pelo professor na rede e estão relacionadas às perguntas
elaboradas pelas crianças. No transcorrer do projeto pode ocorrer imprevistos,
que são registrados na rede pelo professor, como novas atividades que procuram
dirimir dúvidas específicas a um conteúdo que não estava previsto, mas que
ajudam a responder as dúvidas que surgiram durante o projeto.
A rede reflete o
planejamento do professo e representa as relações interdisciplinares que
ocorreram durante o projeto.
Semana 6
Vídeo-aula 22 - PRÁTICA DE PROJETOS E TRANSVERSALIDADE EM SALA DE AULA - QUESTÕES DE GÊNERO NO COTIDIANO ESCOLAR
Embora os temas sejam escolhidos coletivamente, o docente só pode aderir a este, à medida que se sente seguro, confortável para trabalhar o mesmo. Isso passa pela compreensão da relevância do tema dentro do cotidiano escolar. Encontramos na perspectiva dos temas transversais um caminho para as questões de Gênero no cotidiano escolar, projetando uma visão do sujeito e sua própria história. A ética e a diversidade cultural estão sempre presentes nos PPPs da escolas, já a orientação sexual é trabalhado em projeto específico com o 5ºano.

Nesse ano, foi municipalizada a
primeira escola do 6º ao 9º ano na rede de ensino onde trabalho, e isto provocou discussões entre os docentes e
equipe gestora acerca do tema Orientação Sexual. Nesse ano, temos um desafio -
inserir a orientação sexual como um dos subtemas, do nosso Eixo Temático. Isso
demanda uma reconstrução interna em cada membro da equipe docente.
Vídeo-aula 21 - SENTIMENTOS E AFETOS COMO TEMA TRANSVERSAL
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eudesconexado.blogspot.com |
Segundo conceito - A
autoestima é fundamental na construção da cidadania. A construção da cidadania,
deve contextualizar com nossa própria felicidade. Se uma pessoa não projeta bons sentimentos sobre si mesmo,
logo isto afetará o processo de construção de sua cidadania.
Terceiro conceito
- Observamos que os Valores e Autoestima estão interligados ao ato de perceber-se a si mesmo, reduz a
heteronomia, na busca pela autonomia. Consideremos que, autônomo não é aquele
que sabe, simplesmente, o que fazer; e sim, aquele que sabe o que é certo de se
fazer. Temos assim, uma cidadania consciente, que busca, não seus próprios
interesses, mas os interesses da sociedade na qual está inserida. Podemos dizer
que só se pode ser autônomo, o sujeito que conhece a si mesmo. A escola, a
partir da transversalidade dos sentimentos e afetividade, leva seus alunos, a si conhecerem não apenas como seres racionais, mas, compostos de
sentimentos e afetividade e, possam aprender a lidar com seus próprios sentimentos numa atitude reflexiva que permite o levantamento das problemáticas que os envolvem. Diagnosticar a situação, promover encaminhamentos e por fim responsabilizar-se
pela situação, o que garante compromisso consigo mesmo e com a sociedade.
Poesia - Desabafo - Clarice Lispector
Vídeo-aula 18 - EDUCAÇÃO INTEGRAL
A educação integral, se propõe ir além do aspecto cognitivo,
ultrapassando os limites da intelectualização e procurando integrar um visão
holística e única de cada indivíduo, de modo a alcançar outras dimensões, abrangendo
as diversas inteligências humanas.
Dentro da educação integral é possível
estimular o estudo de livre escolha com acompanhamento docente, não como o
detentor do saber, mas como aquele que intervém para garantir maior alcance.
Na educação integral temos a oportunidade de investir no conhecimento de
si mesmo, conhecimento da unicidade e diversidade humana. Conhecimento esse, que de acordo com Morin, foi desprezado pela
escola. Lembramos de Rubem Alves falando da escola como um jardim, no qual,
pequeninas flores crescem rodeadas de árvores frondosas. Alí toda a natureza se
harmoniza e interage. Interação esta, que permite conflitos.
Nos grupos da
jornada estendida, as situações de conflito permitem a interação entre as
faixas etárias gerando uma reflexão diferenciada pelo amadurecimento proporcional
de seus integrantes. Isso tudo é possível contemplar na quebra do rótulo de
séries/anos, que proporciona também a troca de conhecimentos entre anos/séries.
Ousaria dizer que esse raio de alcance da educação integral, encurta o tempo da
aprendizagem dos menores, porque estão aprendendo conteúdos dentro das relações
de troca. É possível observar maior compreensão de escala hierárquica, enquanto
esta também é associada à responsabilidade com seus pares mais novos. O sucesso
da educação integral está nas mãos dos docentes, pois é preciso que o professor
da jornada estendida, compreenda que esta, não é a repetição do período
regular, compreenda a importância de seu envolvimento com o grupo, dentro da
unicidade irrepetível de cada aluno. É importante se perceber os espaços de
aprendizagem significativamente, sejam esses espaços oficinas ou projetos. É
preciso ainda, que o docente, se perceba a si mesmo como parte do grupo, e não
um mero transmissor de conhecimento.
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educomunicacao.wordpress.com |
Semana 5
Vídeo-aula 17 - PEDAGOGIA DE PROJETOS
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pedagogiaaopedaletra.com |
Dentro da escola, um projeto tem que permitir a participação
dos alunos, e para tanto, os alunos precisam se interessar pelo projeto. Logo o projeto precisa partir deles. Através dessa abertura para o envolvimento dos alunos, o projeto alcança um
desenvolvimento pontual dentro dos objetivos traçados.
A estratégia de projetos
em educação tem um planejamento sim, mas o professor no caso é um estrategista,
que pode mudar o rumo do projeto. A transversalidade, propõe estudos de fenômenos que atravessam a fragmentação das disciplinas, mas, não está limitado
a compreender o fenômeno simplesmente, e sim, com a formação do cidadão ético-político. Novas
relações são pensadas dentro do projeto à medida que ele se processa, pois
amplia a linguagem e a visão de mundo dos alunos.
Semana 4
Vídeo-aula 14 - PROJETOS
Projetos são fundamentais para se trabalhar com
transversalidade. O projeto é uma ação, nosso modo de fazer responsável e
consciente. Vivemos em função dos nossos projetos de vidas. Ter projeto é ter metas, pensar no futuro, numa antecipação da ação.

Conservação e transformação. São duas ações importantes. Todos
querem ser transformados, mas não se muda o tempo todo e muito há que precisa
ser conservado.
Semana 4
Vídeo-aula 13 -CONHECIMENTO EM REDE
Para trabalhar com transdisciplinaridade a ideia de rede
é muito importante. Muito se falou da construção do conhecimento como
uma matéria que é dada para encher o mente, e, ainda hoje, se ouve professores
dizendo que o aluno não atingiu o nível mínimo, ou têm alunos com nível baixo.
Isto é acreditar que alguém pode depositar conhecimento em outra pessoa. Para tal professor, avaliação é uma
medida, alcançou, ou não alcançou a meta estabelecida.
A ideia cartesiana saindo do simples para o complexo e
para recompor, reencadeia o simples até chegar ao objeto, como uma linha de
montagem, teve sua importância em um dado momento da história, mas, não é mais possível se limitar a explicar a
importância de determinado conteúdo porque será ajudará nos estudos que
virão a seguir.

Um novo
conhecimento apresentado acrescenta, transforma ou tira o senso comum
que já havia. Na rede não existe um centro emanador de conhecimentos, mas tem
centros de interesse que levam a conhecimentos diferenciados, pois cada um tem seus
próprios interesses. Estimula o estudo de livre escolha, que vai
além do que é proposto, e que produzirá um
conhecimento muito mais amplo.
Semana 3
Vídeo-aula 10 - INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE NA EDUCAÇÃO
A interdisciplinaridade não vem para mudar o objeto de
estudo das disciplinas, mas para promover uma relação integral entre elas,
considerando que a escola é disciplinar, mas a realidade não é. Tudo está
interligado.
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Em todo espaço
escolar encontramos focos culturais, questões locais de relação com o meio ou
entre os pares, a partir daí é possível desenvolver estudos nos quais as disciplinas
podem interagir entre si, de modo que o olhar de uma disciplina,
amplie ou mude conceitos estabelecidos por outra.
A dinâmica das aulas permite
um ciclo que intensifica a aprendizagem, trazendo-a para o mundo real e não
meras abstrações de conceitos. Como disse o professor Nilson José Machado:
"A gente vem pra escola pra aprender a ler o mundo. Começa lendo um
texto,... mas é ler e compreender o mundo".
Semana 3
Vídeo-aula 9 - CIÊNCIA E EDUCAÇÃO
A escola que não busca dar sentido para a ciência dentro da vida real, dissociando currículo e conteúdo do discurso do professor, é uma escola que ficou presa no passado. Os professores
que permite a si mesmo e, a seus alunos, levantar hipóteses, pensar
sobre, discutir e produzir conhecimentos, incorpora desse modo a ciência dentro da realidade de seus alunos.
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ellenguimaraes.blogspot.com |
CIÊNCIA COMO LINGUAGEM - É um
aspecto que não podemos perder de vista, pois os alunos estão agregando ao seu
repertório uma linguagem diferenciada daquela que usam habitualmente. O gênero
textual científico não faz parte do cotidiano escolar, porém, é na escola que o
aluno domina a linguagem das diversas ciências, isto o leva à
compreensão da linguagem científica, capacitando-o a escolher melhor, até os
alimentos consumidos, pois compreende a importância dos nutrientes. Logo,
ciência como linguagem forma para cidadania.
CIÊNCIA COMO INSTRUMENTAL PRÁTICO - Capacita a
compreensão dos custos através da linguagem matemática, a importância de novos
recursos que permitam economizar, cuidar melhor da saúde e até mesmo interfere
nos cuidados domésticos corriqueiros. mais uma vez, temos a ciência capacitando para o exercício da cidadania.
CIÊNCIA COMO VISÃO DE MUNDO - O estudo da ciência nos capacita a compreender porque tal tecnologia é usada para uma coisa e não para outra. Nesse
aspecto, nós estamos envolvidos pela tecnologia, e podemos saber o que, e como
fazemos uso, ou ignorar. Compreendemos que a
ciência é transitória, eque se constrói, através
da observação e investigação. A ciência pode e deve ocorrer dentro do espaço escolar, não apenas apontado conhecimentos construídos, mas promovendo debates e a participação do grupo.
Semana 2
Vídeo-aula 6 - TEMAS TRANSVERSAIS EM EDUCAÇÃO
A transversalidade deve estar incorporada nas próprias
disciplinas, mas a disciplina) continua sendo a prioridade.
Há diferentes concepções de transversalidade:
CONCEPÇÃO 1 - As disciplinas são o eixo vertebrador e
os temas transversais perparssam por elas secundariamente. Há uma proposta de
atividades pontuais, mas seu objetivo maior continua sendo a disciplina e o
ensino continua fragmentado. Existe um oferecimento de projetos
interdisciplinares sobre temas transversais, mas ainda falta o diálogo entre as
disciplinas.
CONCEPÇÃO 2 - As temáticas transversais são o eixo
vertebrador do currículo. Nessa concepção os conteúdos tradicionais deixam de
ser a finalidade da educação e passam a ser meios para trabalhar os temas
transversais - educação para a cidadania. Essa é sem dúvida, uma nova concepção
de ensino, o que levaria a escola a se reorganizar para contemplar essa
mudança.
CONCEPÇÃO 3 - Novas metáforas para a transversalidade.
A estratégias vão além da compartimentalização disciplinar, rompem com a
disciplinarizaçãoe tiram a escola de seu isolamento, conectando-a com o mundo
externo.
A escola propõe tema que tenham relevância para a comunidade, e a
partir dele todas as disciplinas vão trabalhar para resolver o problema. Os
professores teriam que trabalhar de forma articulada.
Semana 2
Vídeo-aula 5 - O CONCEITO DE TRANSVERSALIDADE
Para trabalhar as varias temáticas: sexualidade, meio ambiente..., no interior da escola, o professor de área precisa se reinventar e, deixar de lado a pomposidade da disciplinaridade. O professor é o especialista e quer
ensinar apenas o seu conteúdo. Urge superar a disciplinarização. Para tanto, é preciso compreender que o aluno é um todo, e quando chegam na sala de aula, trazem seus problemas e conceitos estabelecidos ao longo de suas vidas.
Buscar novos sentidos para a educação - a escola faz isso? As escolas na construção de seu Projeto Político Pedagógico, mostram o discurso que sempre baseiam seus conteúdos na realidade
na qual está situada e que visa formar para a cidadania
A
preservação e transmissão do conhecimento já construído é importantíssimo. Atualmente, a família, que estava
separada para formar o ético e moralmente, tem delegado isso para a
escola. Isso se dá, pelo próprio contexto no qual a família está inserida. Assim, elas olham para escola, que sempre esteve voltada para
a formação.
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segundageneracion.wordpress.com |
Compreendemos o CONCEITO DE TRANSVERSALIDADE NA EDUCAÇÃO, como Temáticas que
atravessam, perpassam os diferentes campos do conhecimento - Professor
Nilson Machado (usp). Os valores por exemplo, não pertencem a nenhuma
disciplina específica, mas atravessa a todas transversalmente. Os valores pois, estão presentes nas relações interpessoais que acontecem dentro das aulas. Esse valores estão atreladas à melhoria da qualidade de vida da sociedade.
Não é simplesmente, trabalhar uma data comemorativa, como as Olimpíadas ou a Copa. É antes de mais nada manter o foco em temas voltados para
educação e valores, como ética, propondo soluções a partir dos próprios alunos, aos problemas
que a sociedade reconhece como prioritários e preocupantes, como as drogas, ou o Bullying, os sentimentos, a saúde, meio ambiente.
Os temas precisam conectar a escola à vida das pessoas.Temas abertos à incorporação de novos temas e problemas
sociais.
Semana 1
Vídeo-aula 2 - OS CAMINHOS DA
INTERDISCIPLINARIDADE
Antes de falar sobre a interdisciplinaridade precisamos
compreender , o pensamento simplificador, que segundo Edgar Morin tem
três princípios básicos:
1º Disjunção - Temos a criação das disciplinas, para estudar as partes de um
todo através de um método. 2º
Redução - Supervalorização de um determinado conteúdo em detrimento
a outro. Reduzimos uma problemática e rotulamos todos os casos semelhantes. É
preciso quebrar esse paradigma, pois a realidade não é disciplinar.
3º Abstração - Matematização e formalização da ciência. Temos o exemplo da
realidade virtual - Poder conhecer um lugar o ter visitado.
O pensamento simplificador sem dúvida alguma, permitiu
ao homem maior controle do seu objeto de estudo e, desavalancou a conhecimento
científico.
1- Transdisciplinaridade - como o próprio nome nos diz, ultrapassa os
conteúdos específicos através de temáticas que permitem a articulação entre as
disciplinas. Embora se apresente claramente o seu conhecimento da disciplina de
sua formação, há o envolvimento do conteúdo específico no contexto no qual está
inserido. Contextualizar é permitir-se observar e analisar holisticamente
o que está em pauta, indo além da disciplina.
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osmurosdaescola.wordpress.com |
2 - Multidisciplinaridade, na qual lançamos mão de várias
disciplinas para explicar uma dada situação. São estudos isolados por área, sem
diálogo entre as disciplinas, embora todos eles estão voltados para uma única
situação, evocando olhares diferenciados em busca de solução.
3 - Interdisciplinaridade - esta, envolve duas ou mais
disciplinas, porém, seus participantes estabelecem um diálogo entre si com foco
no estudo que será desenvolvido.
A interdisciplinaridade permite a troca de
idéias interfere no produto de cada área.
Semana 1
Vídeo-aula 1 - AS REVOLUÇÕES EDUCACIONAIS
A
educação já serviu exclusivamente a aristocracia, onde apenas alguns tinham
acesso à cultura. Já foi o recurso de consolidação de estados. Sua
inquietude, a fez romper com a igreja ao se tornar responsabilidade do
estado.
Porém, por
muito tempo ainda, centrou no professor todo o poder do conhecimento.
A escola do passado buscava pela homogeneidade, excluía logo de início
as mulheres, poucos alunos, reforçava a exclusão racial, social e física; e,
muito embora,
tenha perdido seu caráter individualizado, mantinha-se elitista.
É no século XX que se inicia uma nova revolução educacional, mas
apenas a 20/30 anos atrás é que chega ao Brasil.
Hoje há um engajamento em prol da democratização do ensino, em busca
da universalização da educação. Vivemos a era do conhecimento (Morin) e a
economia precisa de pessoas mais instruídas.
A
escola de nossos dias proclama que todas as crianças devem estar na escola. Não podemos esquecer que a luta pela inclusão das diferenças: sociais,
econômicas, psíquicas, físicas, culturais, religiosas, raciais, ideológicas e
de gênero, esta, permanece. É preciso não baixar a guarda, pois parece bem
mais fácil se todos aprendessem de modo igual?
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