TEMAS TRANSVERSAIS


Semana 7
Vídeo-aula 26 - ESTRATÉGIA DE PROJETOS E EDUCAÇÃO EM VALORES



O trabalho com temas transversais, desenvolvidos a partir de estratégias de projetos é possível gerar discussões sobre educação e valores na sociedade. As pesquisas ampliam a visão de mundo dos alunos e propicia a relação destas com a sociedade na qual estão inseridas. Não obstante, os conteúdos, usados para responder as dúvidas das crianças, ganham um significado maior na realidade dos alunos. Os temas transversais têm impacto sobre a sociedade diretamente, eles abrangem a humanidade como um todo. Quando estudados sob a ótica dos interesses de conhecimento, ou ainda de curiosidade de um grupo, eles permitem o estudo a partir da complexidade até chegar ao alcance individual. Permitem envolvimento, posicionamento e busca de soluções a partir de si mesmo e ou do seu grupo. Todo o trabalho faz uso dos conteúdos específicos das disciplinas para explorar a temática, ou ainda reelaborar o caminho a ser percorrido durante do projeto.


Desistir nunca, render-se jamais!



                                       



Semana 7
Vídeo-aula 25 - ESTRATÉGIA DE PROJETOS E A CONSTRUÇÃO DA REDE

Primeira etapa - Escolha do grande tema transversal - A escolha é feita pela escola ou pelo corpo docente Segunda etapa - Apresentação do tema aos alunos, ou seja aproximação do grande tema com informações e imagens.
Terceira etapa - Escolha de uma temática mais específica - Temas sugeridos pelas crianças 
Quarta etapa - Elaboração de perguntas - O que as crianças querem saber sobre o projeto > elaboração individual de perguntas > discussão em pequenos grupos e reelaboração das perguntas > apresentação das perguntas do pequeno grupo ao grupo classe > definição das perguntas que comporão a rede do projeto Quinta etapa - Planejamento docente - a rede é preenchida com os conteúdo que o professor escolheu para trabalhar a temática junto com as crianças em cada disciplina. 
deniagomes.blogspot.com
Sexta etapa - Busca coletiva de respostas às perguntas das crianças com auxílio dos conteúdos selecionados pelo professor para trabalhar o projeto. 
A REDE auxilia no registro das relações que vão se estabelecendo entre os conteúdos e o tema do projeto. As atividades são previstas pelo professor na rede e estão relacionadas às perguntas elaboradas pelas crianças. No transcorrer do projeto pode ocorrer imprevistos, que são registrados na rede pelo professor, como novas atividades que procuram dirimir dúvidas específicas a um conteúdo que não estava previsto, mas que ajudam a responder as dúvidas que surgiram durante o projeto. 
A rede reflete o planejamento do professo e representa as relações interdisciplinares que ocorreram durante o projeto.




Semana 6
Vídeo-aula 22 - PRÁTICA DE PROJETOS E TRANSVERSALIDADE EM SALA DE AULA - QUESTÕES DE GÊNERO NO COTIDIANO ESCOLAR

Embora os temas sejam escolhidos coletivamente, o docente só pode aderir a este, à medida que se sente seguro, confortável para trabalhar o mesmo. Isso passa pela compreensão da relevância do tema dentro do cotidiano escolar. Encontramos na perspectiva dos temas transversais um caminho para as questões de Gênero no cotidiano escolar, projetando uma visão do sujeito e sua própria história.  A ética e a diversidade cultural estão sempre presentes nos PPPs da escolas, já a orientação sexual é trabalhado em projeto específico com o 5ºano.

 Nesse ano, foi municipalizada a primeira escola do 6º ao 9º ano na rede de ensino onde trabalho, e isto provocou discussões entre os docentes e equipe gestora acerca do tema Orientação Sexual. Nesse ano, temos um desafio - inserir a orientação sexual como um dos subtemas, do nosso Eixo Temático. Isso demanda uma reconstrução interna em cada membro da equipe docente.


Semana 6
Vídeo-aula 21 - SENTIMENTOS E AFETOS COMO TEMA TRANSVERSAL


eudesconexado.blogspot.com
Valores, autoestima e autoconhecimento, são conceitos que estão intimamente ligados a sentimentos e afetos. Primeiro conceito - Os valores ( Piaget , 1977) são trocas afetivas que o sujeito realiza com o exterior, seja objetos, pessoas, e ou relações. O valor então, é construído a partir das projeções que fazemos sobre um objeto, uma pessoa. Aquilo que eu gosto. De contrapartida, contra-valores é aquilo que eu não gosto. A construção dos valores está intimamente ligado à dimensão afetiva, dos sentimentos. Daí a importância trabalhar sentimentos na escola. 
Segundo conceito - A autoestima é fundamental na construção da cidadania. A construção da cidadania, deve contextualizar com nossa própria felicidade. Se uma pessoa não projeta bons sentimentos sobre si mesmo, logo isto afetará o processo de construção de sua cidadania. 
Terceiro conceito - Observamos que os Valores e Autoestima estão interligados ao ato de perceber-se a si mesmo, reduz a heteronomia, na busca pela autonomia. Consideremos que, autônomo não é aquele que sabe, simplesmente, o que fazer; e sim, aquele que sabe o que é certo de se fazer. Temos assim, uma cidadania consciente, que busca, não seus próprios interesses, mas os interesses da sociedade na qual está inserida. Podemos dizer que só se pode ser autônomo, o sujeito que conhece a si mesmo. A escola, a partir da transversalidade dos sentimentos e afetividade, leva seus alunos, a si conhecerem não apenas como seres racionais, mas, compostos de sentimentos e afetividade e, possam aprender a lidar com seus próprios sentimentos numa atitude reflexiva que permite o levantamento das problemáticas que os envolvem. Diagnosticar a situação, promover encaminhamentos e por fim responsabilizar-se pela situação, o que garante compromisso consigo mesmo e com a sociedade.

Poesia - Desabafo - Clarice Lispector






Semana 5
Vídeo-aula 18 - EDUCAÇÃO INTEGRAL

A educação integral, se propõe ir além do aspecto cognitivo, ultrapassando os limites da intelectualização e procurando integrar um visão holística e única de cada indivíduo, de modo a alcançar outras dimensões, abrangendo as diversas inteligências humanas. 
Dentro da educação integral é possível estimular o estudo de livre escolha com acompanhamento docente, não como o detentor do saber, mas como aquele que intervém para garantir maior alcance. Na educação integral temos a oportunidade de investir no conhecimento de si mesmo, conhecimento da unicidade e diversidade humana. Conhecimento esse, que de acordo com Morin, foi desprezado pela escola. Lembramos de Rubem Alves falando da escola como um jardim, no qual, pequeninas flores crescem rodeadas de árvores frondosas. Alí toda a natureza se harmoniza e interage. Interação esta, que permite conflitos.
educomunicacao.wordpress.com
Nos grupos da jornada estendida, as situações de conflito permitem a interação entre as faixas etárias gerando uma reflexão diferenciada pelo amadurecimento proporcional de seus integrantes. Isso tudo é possível contemplar na quebra do rótulo de séries/anos, que proporciona também a troca de conhecimentos entre anos/séries. Ousaria dizer que esse raio de alcance da educação integral, encurta o tempo da aprendizagem dos menores, porque estão aprendendo conteúdos dentro das relações de troca. É possível observar maior compreensão de escala hierárquica, enquanto esta também é associada à responsabilidade com seus pares mais novos. O sucesso da educação integral está nas mãos dos docentes, pois é preciso que o professor da jornada estendida, compreenda que esta, não é a repetição do período regular, compreenda a importância de seu envolvimento com o grupo, dentro da unicidade irrepetível de cada aluno. É importante se perceber os espaços de aprendizagem significativamente, sejam esses espaços oficinas ou projetos. É preciso ainda, que o docente, se perceba a si mesmo como parte do grupo, e não um mero transmissor de conhecimento.



Semana 5
Vídeo-aula 17 - PEDAGOGIA DE PROJETOS


pedagogiaaopedaletra.com
Dentro da escola, um projeto tem que permitir a participação dos alunos, e  para tanto, os alunos precisam se interessar pelo projeto. Logo o projeto precisa partir deles. Através dessa abertura para o envolvimento dos alunos, o projeto alcança um desenvolvimento pontual dentro dos objetivos traçados. 
A estratégia de projetos em educação tem um planejamento sim, mas o professor no caso é um estrategista, que pode mudar o rumo do projeto. A transversalidade, propõe estudos de fenômenos que atravessam a fragmentação das disciplinas, mas, não está limitado a compreender o fenômeno simplesmente, e sim, com a formação do cidadão ético-político. Novas relações são pensadas dentro do projeto à medida que ele se processa, pois amplia a linguagem e a visão de mundo dos alunos.



Semana 4
Vídeo-aula 14 - PROJETOS



Projetos são fundamentais para se trabalhar com transversalidade. O projeto é uma ação, nosso modo de fazer responsável e consciente. Vivemos em função dos nossos projetos de vidas. Ter projeto é ter metas, pensar no futuro, numa antecipação da ação. 
No projeto há risco, pois é um trabalho aberto que permite flexibilidade e criatividade. Há projetos pessoais e projetos coletivos. Lembrando que quem projeta, é quem realiza o projeto, ele é o dono do projeto. Os projetos emergem dos sonhos, utopias, esperança, ilusões. O projeto é a vontade de querer jogar o jogo. Porém, para realizar um projeto é preciso de planejamento, é preciso traçar uma trajetória, é preciso avaliar constantemente se estamos alcançando as metas ou ficando estagnados. No estabelecimento das metas é preciso avaliar o que vale realmente, ou o que vale mais, o que precisa ser cultivado ou combatido e ainda, o que deve ser conservado. 
Conservação e transformação. São duas ações importantes. Todos querem ser transformados, mas não se muda o tempo todo e muito há que precisa ser conservado.



Semana 4
Vídeo-aula 13 -CONHECIMENTO EM REDE

Para  trabalhar com transdisciplinaridade a ideia de rede é muito importante.  Muito se falou da construção do conhecimento como uma matéria que é dada para encher o mente, e, ainda hoje, se ouve professores dizendo que o aluno não atingiu o nível mínimo, ou têm alunos com nível baixo. Isto é  acreditar que alguém pode depositar conhecimento em outra pessoa. Para tal professor, avaliação  é uma medida, alcançou, ou não alcançou a meta estabelecida. 
A ideia cartesiana saindo do simples para o complexo e para recompor, reencadeia o simples até chegar ao objeto, como uma linha de montagem, teve sua importância em um dado momento da história, mas, não é mais possível se limitar a explicar a importância de determinado conteúdo porque será ajudará nos estudos que virão a seguir. 
A ideia de rede vai além disso, embora não descarta os métodos anteriores, mostra que o conhecimento não é linear, é como "navegar num mar de relações".A realidade é como uma teia de relações. Relacionamos coisas, pelas relações que estas tem umas com as outras, desde bem pequenos. Assim, se dá o aprendizado. 
Um novo conhecimento apresentado acrescenta, transforma ou tira o senso comum que já havia. Na rede não existe um centro emanador de conhecimentos, mas tem centros de interesse que levam a conhecimentos diferenciados,  pois cada um tem seus próprios interesses. Estimula o estudo de livre escolha, que vai além do que é proposto, e que produzirá um conhecimento muito mais amplo.



Semana 3
Vídeo-aula 10 - INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE NA EDUCAÇÃO

A interdisciplinaridade não vem para mudar o objeto de estudo das disciplinas, mas para promover uma relação integral entre elas, considerando que a escola é disciplinar, mas a realidade não é. Tudo está interligado. 
A transversalidade, propõe temas que tem a propriedade de atravessar todas disciplinas transversalmente, proporcionando oportunidades de discussões e reflexões sobre a realidade e possíveis soluções podem ser levantadas a partir de estudos integrados.
 Em todo espaço escolar encontramos focos culturais, questões locais de relação com o meio ou entre os pares, a partir daí é possível desenvolver estudos nos quais as disciplinas podem  interagir entre si, de modo que o olhar de uma disciplina, amplie ou mude conceitos estabelecidos por outra. 
A dinâmica das aulas permite um ciclo que intensifica a aprendizagem, trazendo-a para o mundo real e não meras abstrações de conceitos. Como disse o professor Nilson José Machado: "A gente vem pra escola pra aprender a ler o mundo. Começa lendo um texto,... mas é ler e compreender o mundo"



Semana 3  
Vídeo-aula 9 - CIÊNCIA E EDUCAÇÃO

A escola que não busca dar sentido para a ciência dentro da vida real, dissociando currículo e conteúdo do discurso do professor, é uma escola que ficou presa no passado. Os professores que permite a si mesmo e, a seus alunos, levantar hipóteses, pensar sobre, discutir e produzir conhecimentos, incorpora desse modo a ciência dentro da realidade de seus alunos. 
ellenguimaraes.blogspot.com
CIÊNCIA COMO LINGUAGEM - É um aspecto que não podemos perder de vista, pois os alunos estão agregando ao seu repertório uma linguagem diferenciada daquela que usam habitualmente. O gênero textual científico não faz parte do cotidiano escolar, porém, é na escola que o aluno domina a linguagem das diversas ciências, isto o leva à compreensão da linguagem científica, capacitando-o a escolher melhor, até os alimentos consumidos, pois compreende a importância dos nutrientes. Logo, ciência como linguagem forma para cidadania.
CIÊNCIA COMO INSTRUMENTAL PRÁTICO - Capacita a compreensão dos custos através da linguagem matemática, a importância de novos recursos que permitam economizar, cuidar melhor da saúde e até mesmo interfere nos cuidados domésticos corriqueiros. mais uma vez, temos a ciência capacitando para o exercício da cidadania.
CIÊNCIA COMO VISÃO DE MUNDO - O estudo da ciência nos capacita a compreender porque tal tecnologia é usada para uma coisa e não para outra. Nesse aspecto, nós estamos envolvidos pela tecnologia, e podemos saber o que, e como fazemos uso, ou ignorar. Compreendemos que a ciência é transitória, eque se constrói, através da observação e investigação. A ciência pode e deve ocorrer dentro do espaço escolar, não apenas apontado conhecimentos construídos, mas promovendo debates e a participação do grupo. 


Semana 2 
Vídeo-aula 6 - TEMAS TRANSVERSAIS EM EDUCAÇÃO


A transversalidade deve estar incorporada nas próprias disciplinas, mas a disciplina) continua sendo a prioridade. 
Cada cultura pode eleger temas que são prioritários a serem trabalhados Os parâmetros nacionais elegem: ética, pluralidade, saúde, meio ambiente, trabalho, consumo, orientação sexual. Temos ainda o trânsito, sentimentos e afetos.
Há diferentes concepções de transversalidade:
 CONCEPÇÃO 1 - As disciplinas são o eixo vertebrador e os temas transversais perparssam por elas secundariamente. Há uma proposta de atividades pontuais, mas seu objetivo maior continua sendo a disciplina e o ensino continua fragmentado. Existe um oferecimento de projetos interdisciplinares sobre temas transversais, mas ainda falta o diálogo entre as disciplinas. 
 CONCEPÇÃO 2 - As temáticas transversais são o eixo vertebrador do currículo. Nessa concepção os conteúdos tradicionais deixam de ser a finalidade da educação e passam a ser meios para trabalhar os temas transversais - educação para a cidadania. Essa é sem dúvida, uma nova concepção de ensino, o que levaria a escola a se reorganizar para contemplar essa mudança. 
CONCEPÇÃO 3 - Novas metáforas para a transversalidade. A estratégias vão além da compartimentalização disciplinar, rompem com a disciplinarizaçãoe tiram a escola de seu isolamento, conectando-a com o mundo externo. 
A escola propõe tema que tenham relevância para a comunidade, e a partir dele todas as disciplinas vão trabalhar para resolver o problema. Os professores teriam que trabalhar de forma articulada.



Semana 2 
Vídeo-aula 5 - O CONCEITO DE TRANSVERSALIDADE

Para trabalhar as varias temáticas: sexualidade, meio ambiente..., no interior da escola, o professor de área precisa se reinventar e, deixar de lado a pomposidade da disciplinaridade. O professor é o especialista e quer ensinar apenas o seu conteúdo. Urge superar a disciplinarização. Para tanto, é preciso compreender que o aluno é um todo, e quando chegam na sala de aula, trazem seus problemas e conceitos estabelecidos ao longo de suas vidas. 
Buscar novos sentidos para a educação -  a escola faz isso? As escolas na construção de seu Projeto Político Pedagógico, mostram o discurso que sempre baseiam seus conteúdos na realidade na qual está situada e que visa formar para a cidadania 
A preservação e transmissão do conhecimento já construído é importantíssimo. Atualmente, a família, que estava separada para formar o ético e moralmente,  tem delegado isso para a escola. Isso se dá, pelo próprio contexto no qual a família está inserida. Assim, elas olham para escola, que sempre esteve voltada para a formação. 
segundageneracion.wordpress.com
Compreendemos o CONCEITO DE TRANSVERSALIDADE NA EDUCAÇÃO, como  Temáticas que atravessam, perpassam os diferentes campos do conhecimento - Professor Nilson Machado (usp).  Os valores por exemplo, não pertencem a nenhuma disciplina específica, mas atravessa a todas transversalmente. Os valores pois, estão presentes nas relações interpessoais que acontecem dentro das aulas. Esse valores estão atreladas à melhoria da qualidade de vida da sociedade. 
Não é simplesmente, trabalhar uma data comemorativa, como as Olimpíadas  ou a Copa. É antes de mais nada manter o foco em temas voltados para educação e valores, como ética, propondo soluções a partir dos próprios alunos, aos problemas que a sociedade reconhece como prioritários e preocupantes, como as drogas, ou o Bullying, os sentimentos, a saúde, meio ambiente. 
Os temas precisam conectar a escola à vida das pessoas.Temas  abertos à incorporação de novos temas e problemas sociais. 


Semana 1 
Vídeo-aula 2 - OS CAMINHOS DA INTERDISCIPLINARIDADE

 Antes de falar sobre a interdisciplinaridade precisamos compreender , o pensamento simplificador, que segundo Edgar Morin tem três princípios básicos: 
1º Disjunção - Temos a criação das disciplinas, para estudar as partes de um todo através de um método. 2º Redução -  Supervalorização de um determinado conteúdo em detrimento a outro. Reduzimos uma problemática e rotulamos todos os casos semelhantes. É preciso quebrar esse paradigma, pois a realidade não é disciplinar. 
3º Abstração - Matematização e formalização da ciência. Temos o exemplo da realidade virtual - Poder conhecer um lugar o ter visitado. 
O pensamento simplificador  sem dúvida alguma, permitiu ao homem maior controle do seu objeto de estudo e, desavalancou a conhecimento científico.
1- Transdisciplinaridade - como o próprio nome nos diz, ultrapassa os conteúdos específicos através de temáticas que permitem a articulação entre as disciplinas. Embora se apresente claramente o seu conhecimento da disciplina de sua formação, há o envolvimento do conteúdo específico no contexto no qual está inserido. Contextualizar é permitir-se observar e analisar holisticamente o que está em pauta, indo além da disciplina.
osmurosdaescola.wordpress.com
2 - Multidisciplinaridade, na qual lançamos mão de várias disciplinas para explicar uma dada situação. São estudos isolados por área, sem diálogo entre as disciplinas, embora todos eles estão voltados para uma única situação, evocando olhares diferenciados em busca de solução.
3 - Interdisciplinaridade - esta, envolve duas ou mais disciplinas, porém, seus participantes estabelecem um diálogo entre si com foco no estudo que será desenvolvido. 
A interdisciplinaridade permite a troca de idéias interfere no produto de cada área.


Semana 1 
Vídeo-aula 1 - AS REVOLUÇÕES EDUCACIONAIS
A educação já serviu exclusivamente a aristocracia, onde apenas alguns tinham acesso à cultura. Já foi o recurso de consolidação de estados. Sua inquietude, a fez romper com a igreja ao se tornar responsabilidade do estado.
Porém, por muito tempo ainda, centrou no professor todo o poder do conhecimento.
 Uma relação restrita a um espaço de quatro paredes - professor de frente para os alunos - alunos organizados em carteiras, vazios, só lhes restava aprender.
A escola do passado buscava pela homogeneidade, excluía logo de início as mulheres, poucos alunos, reforçava a exclusão racial, social e física; e, muito embora, tenha perdido seu caráter individualizado, mantinha-se elitista.
É no século XX que se inicia uma nova revolução educacional, mas apenas a 20/30 anos atrás é que chega ao Brasil.
Hoje há um engajamento em prol da democratização do ensino, em busca da universalização da educação. Vivemos a era do conhecimento (Morin) e a economia precisa de pessoas mais instruídas.
A escola de nossos dias proclama que todas as crianças devem estar na escola. Não podemos esquecer que a luta pela inclusão das diferenças: sociais, econômicas, psíquicas, físicas, culturais, religiosas, raciais, ideológicas e de gênero, esta, permanece. É preciso não baixar a guarda, pois parece bem mais fácil se todos aprendessem de modo igual?




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